segunda-feira, 15 de julho de 2013

Lições de liderança: nunca menospreze os outros

Uma análise e reflexão sobre o comportamento do brasileiro Anderson Silva na derrota para o norte-americano Chris Weidman no UFC e sua relação com a liderança. Nunca menospreze os outros.

Bater em quem já foi nocauteado é covardia! Porém, a derrota do cultuado brasileiro Anderson Silva para o até então desconhecido norte-americano Chris Weidman no UFC 162, em 06/07/13, traz grandes reflexões sobre liderança e gestão de pessoas. Não vou me ater ao perfil do lutador brasileiro, mas sua atitude na luta em que foi derrotado. Isso já é um grande ensinamento.
Durante o combate o atleta tomou uma postura de deboche, demonstrando superioridade e provocando o adversário até que ele o surpreendeu e o nocauteou. Depois disso foi noticiado que esta era uma prática recorrente do brasileiro. Uma pena! Mesmo que isso seja encarado como uma estratégia de luta o que fica é a lição de que nunca devemos menosprezar os outros, principalmente em público. Esta exposição tornou a derrota uma vergonha. Motivo de diversos comentários, artigos e reflexões, como esta.
Portanto, um líder – um lutador é sempre um líder – nunca deve menosprezar sua equipe ou qualquer outra pessoa. Quando faz isso perde o respeito de todos. Assume um papel de arrogância e tende a agir distante dos outros. Afinal, ninguém gosta de atuar em uma equipe onde o gestor trata as pessoas com desprezo.
O primeiro passo para que isso não ocorra, caso você seja o líder, é verificar sua relação com os outros. Aquele que só manda, impõe e cobra nunca irá conseguir o respeito dos outros. A época do “manda quem pode e obedece quem tem juízo” já passou. Os profissionais atuais querem espaço para falar, se posicionar e manifestar suas idéias e opiniões. Portanto, analise suas atitudes e comece a mudar.
Uma boa estratégia é realizar pequenas reuniões individuais ou em grupos. Nestas reuniões é importante ouvir o que as pessoas tem a dizer, mas nem sempre isso é fácil, pois muitas tem medo de falar e depois vir alguma punição. Tem que ter calma, paciência. Resultados efetivos levam algum tempo para vir quando tratamos de comportamento das pessoas. Elas precisam sentir confiança em você e confiança se conquista - não se impõe.
Caso você faça parte de uma equipe onde há um líder presunçoso, impositivo e/ou arrogante a tarefa é mais complicada, mas é possível fazer algo. Primeiro evite bater de frente com ele. Muitas destas pessoas agem assim por causa do ego inflado. Portanto, questionar diretamente ou confrontar nunca é uma boa opção para quebrar este gelo.É preciso ter paciência e abrir caminho para o diálogo. Uma dica é falar com o gestor nos momentos em que ele parecer mais tranqüilo. Aos poucos. Evite despejar tudo de uma vez. Vá amolecendo o coração e conquistando a confiança para no momento certo ser mais direto e objetivo. Isso pode durar semanas ou meses, mas não desista se acreditar que o emprego vale a pena. Caso contrário a melhor saída é a sua saída mesmo. Analise se o desgaste é maior que o benefício e tome sua decisão.

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